Autoavaliação
Como o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCIAG) foi criado a partir da fusão dos Programas de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente e de Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão e a proposta de fusão foi aprovada na Reunião do CTC-ES 28 e 29 de novembro de 2023 e autorizada pelo MEC somente em julho de 2024, o processo de autoavaliação ainda é referente ao Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, disponível também na página https://www.agroecologia.uema.br/?page_id=2475
AUTOAVALIAÇÃO, PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA
Em recente documento orientador denominado “Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação”, concebido a partir de Relatório de Grupo de Trabalho, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES reconhece que a autoavaliação favorece a construção da identidade, heterogeneidade e envolvimento dos programas avaliados, para além dos padrões mínimos garantidos pela avaliação externa. Tal processo tem sido utilizado em experiências internacionais exitosas e pode gerar mais subsídios para o desenvolvimento do sistema com qualidade. Dessa forma, a autoavaliação, desenvolvida de forma sistemática e contínua, constitui-se em nova abordagem, pois assegura proximidade entre avaliador e avaliado e permite aprofundamentos de natureza qualitativa e contextualizada (CAPES, 2019).
No que se refere à Política de Pós-Graduação, contemplada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Plano Pedagógico Institucional (PPI) da UEMA, a avaliação e autoavaliação institucional é consolidada como prioridade institucional e tem por objetivo a busca permanente da qualidade acadêmica, científica e cultural da Instituição, a fim de contribuir para ampliar e diversificar sua inserção nos âmbitos regional, nacional e internacional, bem como para atingir critérios elevados de desempenho. Por meio dessa avaliação, é possível identificar estratégias, instrumentos e ações institucionais necessários à formulação de políticas de ensino, pesquisa, extensão e de gestão de longo alcance e, ao mesmo tempo, fornecer subsídios para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
LINK – Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
LINK – Projeto Autoavaliação
LINK – Relatório de Autoavaliação do PPGA 2020