Parceria internacional com a Universidade de Alberta no Canadá
Por Fábio Figueredo em 27 de junho de 2025
Projeto voltado ao uso de leguminosas na intensificação de serviços ecossistêmicos no Bioma Amazônico marca avanço da internacionalização acadêmica da instituição
Por meio do projeto de pesquisa intitulado “Intensificação de serviços ecossistêmicos em sistemas integrados com uso de leguminosas no Bioma Amazônico” coordenado pelo grupo de pesquisa Gintegra (Grupo de Inovação em Sistemas Integrados de Produção), a Universidade Estadual do Maranhão está expandindo sua participação internacional por meio de uma parceria estratégica com a Universidade de Alberta, no Canadá. O projeto foi aprovado no edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 22/2024 – Programa Conhecimento Brasil, que apoia projetos colaborativos com pesquisadores brasileiros atuando no exterior e tem como iniciativa promover o desenvolvimento sustentável da região amazônica, por meio de práticas agrícolas inovadoras que combinem produtividade e conservação ambiental.
Os Professores Valéria Apolinário e Luciano Muniz, além da doutoranda Maria Karoline, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, todos membros do Gintegra, realizaram essa missão internacional estabelecendo parcerias específicas alinhadas aos objetivos da pesquisa.
O grupo foi acolhido pelos professores Dr. Erick Santos e Dra. Gleise Silva, pesquisadores da Universidade de Alberta, com os quais discutiram temas de interesse mútuo e oportunidades de colaboração em projetos futuros. O encontro possibilitou a troca de conhecimentos, o planejamento conjunto de atividades e o alinhamento estratégico para a execução da pesquisa aprovada.